Foto: Alpha Photo
Setor era dedicado à produção jornalística e unidade brasileira já havia sido extinta em 2020.
O BuzzFeed anunciou o fechamento de sua divisão de notícias, o BuzFeed News, e demitiu cerca de 15% do seu quadro de colaboradores. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (20) em um e-mail enviado aos trabalhadores do veículo.
De acordo com Jonah Peretti, CEO da empresa, as saídas de funcionários afetarão ao menos 180 cargos nos setores de negócios, conteúdo, tecnologia e administração.
No e-mail, obtido pelo New York Times, o executivo diz que “tomou a decisão de investir demais” na divisão de notícias porque gostava do trabalho produzido por sua equipe, mas que “demorou a aceitar” que as plataformas de mídia social não ofereceriam suporte financeiro adequado para tornar o espaço lucrativo.
“Aprendi com esses erros e a equipe que continua também aprendeu com eles. Sabemos que as mudanças e melhorias que estamos fazendo hoje são passos necessários para construir um futuro melhor”, afirma o texto do CEO.
No Brasil, o BuzFeed News foi fechado em 2020, ainda durante a pandemia de covid-19. Na época, o veículo argumentou que sofria dificuldade financeira provocada pela crise sanitária.
“Neste dia 31 de agosto de 2020, o BuzzFeed News deixa de operar com conteúdo noticioso produzido no Brasil, em português. […] A decisão de descontinuidade da operação foi tomada no curso deste ano e é um efeito direto da crise econômica desencadeada pela pandemia global”, diz a nota divulgada naquela ocasião.