Em interação com apoiadores na noite de segunda-feira 27, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou a conversa por telefone que teve durante o dia com o líder russo Vladimir Putin, quando discutiu a possibilidade de importação de diesel.
Na pauta, os dois chefes de Estado trataram de trocas comerciais, com o Brasil zelando pela manutenção no recebimento de fertilizantes para o agronegócio, mesmo em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia.
Bolsonaro também levou à conversa a possibilidade de compra do diesel, em momento de crise de combustíveis no Brasil.-Publicidade-
“Conversei hoje com o presidente Putin da Rússia. Conversamos sobre trocas comerciais. Temos aí a segurança alimentar e a segurança energética. Então, há chance de comprarmos diesel de lá. Fica, com toda certeza, um preço mais em conta”, afirmou o presidente.
Em 17 de junho, a Petrobras anunciou o reajuste de preços de combustíveis vendido à distribuidoras. O diesel saiu de R$ 4,91 para R$ 5,61, com salto de 14,2%. A última movimentação havia ocorrido em 10 de maio, com impacto significativo em setores como transporte de cargas.