Foto: Reprodução.
Três foguetes foram disparados neste sábado (8) da Síria em direção a Israel, informou o exército israelense. Os lançamentos de território sírio ocorrem depois que artefatos semelhantes foram disparados nos últimos dias do Líbano, em uma espiral de violência no Oriente Médio.
Um dos foguetes “caiu em um terreno baldio ao sul das Colinas de Golã”, um território anexado por Israel, disse o comunicado militar, sem dar outros detalhes. As forças armadas haviam sinalizado pouco antes que as sirenes de alerta soaram naquela área.
Israel ocupou e anexou em 1967 uma parte das Colinas de Golã, uma região estratégica de fronteira com o Líbano e a Síria.
O Estado judeu recentemente intensificou seus bombardeios contra a Síria, especialmente contra grupos ligados ao Irã, inimigo histórico de Israel.
Os lançamentos de mísseis no sábado ocorreram dois dias após o lançamento de cerca de 30 foguetes do Líbano, atribuídos a organizações palestinas e que representaram a maior escalada na fronteira israelense-libanesa desde 2006.
O exército israelense respondeu a esses mísseis com bombardeios no enclave palestino de Gaza e no sul do Líbano.
Essa escalada de violência ocorre em uma semana em que a incursão das forças israelenses na mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém, o terceiro lugar sagrado do Islã, causou grande comoção no mundo árabe, em meio às comemorações do Ramadã muçulmano.
Um ataque com carro-bomba na sexta-feira matou um italiano em Tel Aviv e feriu outras sete pessoas.
Duas freiras anglo-israelenses também foram mortas naquele mesmo dia na Cisjordânia, um enclave palestino ocupado por Israel desde 1967.
Créditos: R7.