Foto: Commons Wikimedia.
O compositor e músico japonês Ryuichi Sakamoto morreu na última 3ª feira (28.mar), aos 71 anos, mas a informação foi confirmada neste domingo (2.abr) pelo perfil oficial do músico no Twitter. O funeral teria sido privado, assistido apenas pelos familiares mais próximos, cumprindo assim a vontade do artista, segundo o comunicado da equipe do artista. A causa da morte ainda não divulgada, mas Sakamoto travava de um câncer que teria se espalhado para várias partes do corpo.
Pianista e compositor, Sakamoto despontou no final dos anos 1970 como tecladista do grupo de música eletrônica Yellow Magic Orchestra. O primeiro trabalho marcante no cinema foi em Furyo: Em Nome da Honra, de 1983. Quatro anos depois, ele compôs a trilha de O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci, que lhe rendeu um Oscar. A parceria com o diretor italiano foi levada para outros filmes, como O Pequeno Buda e O Céu que nos Protege.
Depois do Oscar em 1988, em sua carreira solo, o artista colecionou prêmios como compositor e arranjador, e chegou a receber a Ordem das Artes e das Letras do Ministério da Cultura da França em 2009.
Ryuichi Sakamoto era também um ativista pelas causas da defesa do ambiente e da paz, tendo estado envolvido, por exemplo, no momento anti-nuclear na sequência da tragédia na central japonesa de Fukushima.
Veja o comunicado sobre a morte nas redes sociais:
Créditos: SBT News.