• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Nova pesquisa mostra Flávio Bolsonaro empatado com Lula na disputa direta em 2026

Por Junior Melo
08/dez/2025
Em Política
Nova pesquisa mostra Flávio Bolsonaro empatado com Lula na disputa direta em 2026

Lula - Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O cenário da eleição presidencial de 2026 ganhou novos contornos após pesquisa do Instituto Veritá, feita logo depois do anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República. O levantamento mostra que, embora o senador ainda não seja o nome mais forte do campo de direita, ele aparece em situação de empate técnico com o presidente Lula em uma simulação de segundo turno, enquanto outros nomes, como Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro, surgem como alternativas com maior apelo entre os eleitores.

Quando foi feita a pesquisa do Instituto Veritá sobre a eleição de 2026?

A pesquisa do Veritá foi realizada nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025, com 2.519 eleitores em todo o país, margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Segundo o instituto, esse foi o primeiro levantamento a captar os efeitos do anúncio oficial da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro.

Dados anteriores, como os do Datafolha, ainda refletiam um cenário em que a disputa seguia aberta no campo bolsonarista, sem a confirmação do nome do senador. A comparação entre institutos indica que o eleitorado de direita permanece em reorganização, à medida que novas lideranças ganham visibilidade.

Leia Também

Novas regras da CNH sem autoescola entram em vigor nesta semana

Ratinho Jr. busca ampliar força política para 2026 e cita Flávio Bolsonaro

Trump reage com preocupação à possível compra da Warner Bros pela Netflix

Como o Instituto Veritá mostra Flávio Bolsonaro em relação a Lula?

No cenário de segundo turno testado pelo Instituto Veritá, Flávio Bolsonaro aparece com 39,2% das intenções de voto totais, contra 39,8% de Lula. Em termos estatísticos, os números configuram empate técnico, já que a diferença de 0,6 ponto está dentro da margem de erro, mantendo a disputa altamente competitiva.

Quando considerados apenas os votos válidos, o presidente teria 50,4%, enquanto o senador alcançaria 49,6%. Esse quadro reforça a polarização e indica que o eleitorado identificado com o ex-presidente Jair Bolsonaro pode se reorganizar em torno de Flávio, caso sua candidatura se mantenha até 2026.

Quais são os nomes mais fortes do campo bolsonarista em 2026?

Embora o foco do debate seja o empate técnico entre Flávio e Lula, o levantamento do Instituto Veritá também mediu a percepção sobre qual seria o nome mais forte da direita. Nesse ponto, o governador Tarcísio de Freitas lidera com folga, seguido por Michelle Bolsonaro e por Flávio Bolsonaro, mostrando uma disputa interna ainda em aberto.

Quando Tarcísio é testado contra Lula em uma simulação de segundo turno, apresenta desempenho mais favorável que o de Flávio. Segundo o Veritá, Tarcísio teria 44,9% das intenções de voto, contra 40,3% do presidente, o que representa 52,7% a 47,3% nos votos válidos, vantagem fora da margem de erro que o consolida como potencial “player” competitivo para 2026.

Como o eleitor avalia Tarcísio, Michelle e Flávio Bolsonaro

Os dados do Veritá ajudam a entender como o eleitorado bolsonarista distribui suas preferências entre diferentes perfis de liderança. Tarcísio é visto como gestor técnico, Michelle como herdeira simbólica do bolsonarismo e Flávio como articulador político ligado diretamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nesse contexto, o instituto mediu qual deles é considerado o melhor candidato no campo da direita, revelando uma hierarquia clara de preferência entre os entrevistados:

  • 38,9% dos entrevistados consideram Tarcísio de Freitas o melhor candidato;
  • 20,9% apontam Michelle Bolsonaro como nome mais forte;
  • 18,4% citam Flávio Bolsonaro como principal opção no campo da direita.

O que a pesquisa do Instituto Veritá indica?

Os números do Instituto Veritá apontam três movimentos relevantes para quem acompanha a corrida presidencial. Há manutenção da polarização entre o campo de Lula e o bolsonarismo, surgimento de mais de um nome competitivo na direita e permanência de Jair Bolsonaro como referência central nas decisões internas desse grupo político.

Para o eleitor, a pesquisa indica que o jogo de 2026 está aberto, mas já delineado em linhas gerais: Lula segue como principal nome governista, Tarcísio se firma como forte opção de oposição, Michelle aparece como figura de destaque e Flávio entra no radar com empate técnico em segundo turno. As próximas pesquisas devem refletir movimentações partidárias, alianças regionais e o desfecho dos processos envolvendo Jair Bolsonaro.

FAQ sobre nova pesquisa

  • Quando foi feita a pesquisa do Instituto Veritá citada no artigo? A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025, com 2.519 eleitores, margem de erro de 2 pontos percentuais e 95% de nível de confiança.
  • Qual foi o desempenho de Tarcísio de Freitas em simulação contra Lula? Tarcísio apareceu com 44,9% das intenções de voto, contra 40,3% de Lula, o que representa 52,7% a 47,3% nos votos válidos, segundo o Instituto Veritá.
  • Como os eleitores avaliam os nomes do campo bolsonarista? Segundo o levantamento, 38,9% consideram Tarcísio o melhor candidato, 20,9% apontam Michelle Bolsonaro como nome mais forte e 18,4% citam Flávio Bolsonaro.
  • Qual foi a principal mensagem de Flávio Bolsonaro sobre sua pré-candidatura? Flávio afirmou que só deixaria de disputar a Presidência se Jair Bolsonaro estivesse “livre e na urna”, indicando que sua pré-candidatura está vinculada à situação jurídica do ex-presidente.
EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

A nova lei da CNH pode liberar redução pontos para motoristas com bom histórico antes das próximas mudanças no trânsito

PRÓXIMO

Fala polêmica de Luciano Huck gera indignação entre povos indígenas

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se