O grupo foi indiciado e vai responder às autoridades dos EUA
Foto: Divulgação/HDLN
Um grupo de 33 nadadores foi indiciado formalmente pela polícia do Havaí, nos Estados Unidos, por importunar golfinhos na baía de Honaunau, no leste da maior ilha do arquipélago americano.
Oficiais do Departamento Estadual de Terras e Recursos Naturais (Docare) acusaram os nadadores de “perseguirem, encurralarem e assediarem agressivamente” os golfinhos, que tentaram fugir dos humanos.
Segundo o Departamento de Terras e Recursos Naturais (DLNR), os nadadores foram contatados ainda em água por oficiais do Docare, que avisaram sobre a proibição. Eles foram recebidos por agentes da polícia em terra, onde uma investigação conjunta entre as autoridades estaduais e federais foi iniciada.
Nadar a menos de 45 metros de golfinhos nas águas das ilhas do Havaí é uma violação à lei americana, que proíbe o que até então era uma das principais atrações turísticas da região desde 2021.
“Como todos os animais, os golfinhos-rotadores do Havaí também precisam de descanso”, argumentou, à época, o comunicado da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).
Por serem animais de hábitos alimentares noturnos, eles costumam descansar durante o dia enquanto estão em “áreas seguras” perto da costa.
Revista Oeste