Foto: Reuters
Jornal ouviu fontes que têm conhecimento da deliberação do júri. Segundo reportagem, decisão deve ser anunciada nos próximos dias. Ex-presidente responde por caso no qual, segundo promotores, pagou atriz pornô para ocultar relação extraconjugal com ela no ano de sua eleição.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indiciado nesta terça-feira (21) , segundo o jornal “The New York Times”, no caso envolvendo a atriz pornô Stormy Daniels. O jornal ouviu quatro pessoas que têm conhecimento da votação do júri. A decisão deve ser anunciada pela promotoria nos próximos dias, afirma o jornal. Um advogado do ex-presidente confirmou que foi informado sobre o indiciamento.
O que é indiciamento nos EUA?
Ser indiciado na Justiça dos EUA significa que uma pessoa foi acusada formalmente de um crime por um grande júri ou por um promotor público. O indiciamento é o resultado de uma investigação policial ou do FBI que reuniu evidências suficientes para sustentar a acusação. Ser indiciado não significa que a pessoa é culpada, mas apenas que há motivos para levá-la a julgamento.
O que diz a denúncia
Segundo a denúncia, Trump pagou US$ 130 mil (cerca de R$ 682 mil) à atriz nas semanas prévias às eleições de 2016, para que ela se mantivesse em silêncio sobre um suposto relacionamento extraconjugal.
Ele foi eleito naquele ano.
O pagamento não seria ilegal, mas, na prática, o dinheiro foi justificado como honorário advocatício para um dos advogados de Trump, Michael Cohen —é essa tentativa de esconder a natureza do pagamento que pode ser considerada criminosa; os promotores afirmam que foi uma falsificação de registro comercial.
Além disso, o pagamento indireto também seria uma tentativa de esconder uma relação dos eleitores, afirmam os promotores.