O passageiro tentou convencer o motorista a abrir a porta, mas o veículo já tinha deixado a estação. Ele então usou o equipamento de emergência para retirar o vidro
Passava das 20h20 da última terça-feira quando as câmeras de segurança do sistema BRT, na estação Penha II, do corredor Transcarioca, registraram a chegada de um passageiro que usava boné azul e estava sem camisa. Apressado, ele força a rolete para entrar na estação sem pagar. Com passos acelerados, embarca, junto a outras pessoas, no ônibus parado na estação. Logo que o coletivo fecha as portas e começa a se movimentar, ele percebe que embarcou errado. Instantes depois, para tentar reparar o erro, ele acabou pulando do ônibus após acionar o sistema de emergência e derrubar uma janela. Ele acabou detido pela polícia.
Assim que se deu conta do embarque errado, na linha 42 (Manaceia X Fundão parador), o passageiro tentou abrir a porta do ônibus, o que não funcionou. O motorista seguia viagem, deixando a estação. O homem foi até o condutor e pediu para que a porta fosse aberta e ele pudesse descer antes da próxima parada. A conversa foi captada por uma das câmeras de segurança no interior do veículo.
O motorista segue viagem e explica que não tem como voltar para a estação. Os ônibus do sistema BRT trafegam em pista exclusiva, em um único sentido. Não é possível dar ré e as portas não abrem fora da estação. O passageiro continua insistindo, falando com o motorista, que responde:
“O carro só para na estação, amigo”.
O passageiro insiste:
“A gente está na estação, por favor”.
O motorista volta a afirmar:
“Eu já saí da estação”.
O homem continua a insistir. O motorista então sugere:
“Vou parar lá na outra estação, o senhor pega o carro voltando”.
O passageiro fica nervoso e continua a fazer o pedido. O motorista continua a negar, dizendo que não é possível abrir as portas do coletivo fora da estação.
Instantes depois, o passageiro volta para perto de uma das portas e puxa a alavanca de emergência de uma janela, que fica solta. Ele começa a empurrar o vidro, e sobe num banco, ficando de pé, para conseguir desprendê-la.
Com o ônibus em movimento, a janela se solta e cai, acertando um carro da Polícia Militar que passava na hora. As pessoas que veem a cena pedem para que o motorista pare o ônibus, que começa a reduzir a velocidade até parar.
O homem, que tenta ficar em pé no banco, se desequilibra e cai sobre outros passageiros. Ele se levanta, pula pela abertura e vai embora ao conseguir acessar a pista.
Os policiais que estavam na viatura atingida pela janela, param o carro e saem atrás do homem. Em nota, a PM confirmou que o homem foi preso “por dano ao patrimônio público, durante uma ocorrência na Rua Ibiapina, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. De acordo com o comando da unidade, os policiais tiveram a atenção voltada para um elemento que foi flagrado quebrando o vidro de um ônibus do sistema BRT. Na ação, o suspeito foi capturado no momento em que saltava do coletivo. O preso foi encaminhado para a 22ª DP (Penha) onde a ocorrência foi registrado”.
Também por meio de nota, a Mobi-Rio que o homem “insistiu em descer fora da estação e, com a negativa do motorista, puxou a alavanca de emergência do veículo e empurrou a janela para fora do carro. A janela caiu em cima de uma viatura de Polícia que estava na rua, ao lado do articulado”.