Foto: Isadora Leão
O procedimento realizado no governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para retirada de um cálculo renal foi bem-sucedida. Ele teve de passar por uma cirurgia de emergência em Londres, na Inglaterra, onde cumpre agenda externa.
A comitiva paulista deve bater o martelo nesta terça-feira se deve retornar ao Brasil ou seguir viagem. A preocupação da equipe era que o governador precisasse de atendimento durante o voo de volta ao país, onde não fosse possível tratá-lo adequadamente. A viagem entre São Paulo e o Reino Unido dura mais de 10 horas.
O governador foi diagnosticado após passar mal nesta segunda-feira. Popularmente conhecido como “pedras nos rins”, o cálculo ocorre quando pequenos cristais se aglomeram e formam pedrinhas durante o processo de filtragem do sangue, que ficam alojadas nos rins e em outras partes do sistema urinário.
Os rins têm como função equilibrar o volume de água no organismo e filtrar algumas das impurezas que circulam na corrente sanguínea, produzindo a urina. Esses cristais que formam as pedras podem ser resultantes do próprio processo de filtragem do sangue que possui um excesso de certas substâncias, como o cálcio e o ácido úrico.
O Globo