Foto: Isac Nóbrega/PR
Durante uma participação no programa Estúdio i, da Globo News, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse que a maior dúvida dos parlamentares governistas, que são contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, é a inelegibilidade do ex-chefe do Executivo.
“Eles sabem que se cometerem essa injustiça com o presidente Bolsonaro vão toná-lo mais forte”, explicou Nogueira, na quinta-feira 23. “O Bolsonaro inelegível vai ficar bem mais forte do que ele elegível. Essa é a grande dúvida em Brasília. Eles têm medo de enfrentar Bolsonaro, mas pior ainda seria enfrentá-lo estando inelegível, apoiando pessoas como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Imagina se o Bolsonaro apoia o Tarcísio em 2026? Não tem eleição no Brasil.”
Segundo Nogueira, que é ex-ministro do governo Bolsonaro, a prioridade é a candidatura do ex-presidente. Caso ele não possa concorrer, seria Tarcísio quem disputaria a Presidência. O senador também não acredita na possibilidade de a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disputar a Presidência da República. “Ela seria uma excelente candidata ao Senado”, explicou o ex-ministro.
Segundo um levantamento do jornal O Estado de Minas, só no Tribunal Superior Eleitoral, Bolsonaro é alvo de 16 ações que podem torná-lo inelegível. Além disso, o ex-presidente pode se tornar inelegível por estar incluso em dois inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal: dos atos do 8 de janeiro e o das fake news.
Revista Oeste