Foto: Reprodução/Flickr.
Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, a deputada Luisa Canziani (PSD-PR) pretende cobrar da ministra da área no governo Lula, Luciana Santos (PCdoB), explicações sobre como se dará o financiamento da pesquisa no Brasil em meio às dificuldades orçamentárias.
“Se é um governo que vai valorizar a ciência, a educação, como faríamos com essa questão orçamentária, das bolsas? Acho que é uma das grandes expectativas que a gente tem na atuação do ministério.”, disse a deputada em entrevista à coluna.
Em janeiro, a ministra Luciana Santos disse já ter acordado com o Congresso Nacional que a medida provisória editada pelo governo Jair Bolsonaro limitando recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT), perderá a validade sem ser votada.
Além disso, no início de março, a titular do Ministério de Ciência e Tecnologia afirmou ter acordado com a Casa Civil do governo a apresentação de um projeto de lei para abrir crédito e recuperar R$ 4,2 bilhões do fundo, após os limites impostos por Bolsonaro.
Créditos: Metrópoles.