Foto: NASA/JPL-Caltech/Reprodução.
Um asteroide gigante chamado de 2023 DZ2 passará perto da Terra neste fim de semana. Ele é grande o suficiente para destruir uma cidade inteira. Astrônomos do Observatório de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), descobriram o 2023 DZ2 em fevereiro deste ano.
É raro um asteroide deste tamanho, com diâmetro estimado em 40-90 metros, chegar tão perto de um planeta. Segundo os astrônomos, o evento ocorre uma vez a cada dez anos.
A Nasa informou que é uma oportunidade importante para os astrônomos aumentarem seus conhecimentos sobre asteroides e para analisarem se o objeto se torna perigoso ao se aproximar da Terra.
“Não há chance deste ‘assassino de cidades’ atingir a Terra, mas sua aproximação oferece uma grande oportunidade para observações”, disse o chefe de defesa planetária da Agência Espacial Europeia, Richard Moissl. Ele observou ainda que o 2023 DZ2 é “um objeto cientificamente interessante”.
Com uma passagem tão próxima da Terra, o asteroide pode ser visto com o uso de binóculos e pequenos telescópios. O evento será transmitido pelo canal The Virtual Telescope Project.
Ao que tudo indica, o asteroide retorna à órbita da Terra em 2026. Os cientistas o descartam como uma ameaça ao planeta. No início deste mês, um asteroide de tamanho semelhante passou bem próximo do planeta.
Créditos: Revista Oeste.