• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Nova pesquisa revela que 73% dos brasileiros defendem que facções criminosas sejam tratadas como terroristas

Por Junior Melo
13/nov/2025
Em Política
Nova pesquisa revela que 73% dos brasileiros defendem que facções criminosas sejam tratadas como terroristas

Megaoperação no RJ - Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A recente pesquisa Genial/Quaest, publicada nesta quarta-feira (12/11), mostra uma preocupação crescente entre a população brasileira sobre a definição e combate às organizações criminosas. O levantamento indica que 73% dos entrevistados acreditam que facções criminosas deveriam ser classificadas como grupos terroristas, enquanto 20% discordam e 7% não souberam ou não quiseram opinar.

Como a pesquisa Genial/Quaest foi realizada?

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas com 2.004 pessoas em 120 municípios, entre 6 e 9 de novembro de 2025. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Esses dados são essenciais para embasar discussões políticas e sociais sobre estratégias de combate ao crime organizado no Brasil.

Leia Também

Hugo Motta adia votação do PL Antifacção após pressão de governadores

Alcolumbre chama Cleitinho de “meu governador” em meio à indefinição de Pacheco

Paulo Gonet é aprovado em sabatina para continuar no comando da PGR

O que a população pensa sobre a legislação atual?

Uma ampla parcela da sociedade percebe a legislação atual como inadequada diante do crime organizado. O levantamento mostrou que 86% acham que, apesar da atuação policial, a justiça tende a liberar os criminosos devido a leis frágeis.

Esse resultado revela uma insatisfação predominante entre os cidadãos a respeito do sistema de justiça criminal no país.

Como o Projeto de Lei Antifacção pode mudar as regras?

A pesquisa foi divulgada enquanto ocorrem debates sobre o Projeto de Lei Antifacção, relatado por Guilherme Derrite (PP-SP). O PL propõe modificar a Lei das Organizações Criminosas, aumentando a pena de prisão para um novo intervalo de 5 a 10 anos.

Uma das principais inovações é o conceito de “organização criminosa qualificada”, que prevê penas de até 15 anos para casos de domínio territorial por meio de violência ou ameaça.

Quais os impactos do projeto?

O PL Antifacção provoca polêmica entre legisladores, sobretudo quanto à equiparação entre crimes de organizações criminosas e atos terroristas. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, expressou preocupações sobre possíveis riscos à soberania nacional.

Em resposta, um novo texto substitutivo foi apresentado pelo relator, evitando equiparar totalmente as penas de facções e atos terroristas. A tramitação do projeto já acumulou três versões em curto período, refletindo intensos debates no Congresso.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Felipe Nunes (@professorfelipenunes)

FAQ sobre organizações criminosas e o novo projeto de lei

Para esclarecer dúvidas sobre o tema, listamos respostas para as perguntas mais comuns baseadas nos dados da pesquisa e nos debates atuais no Congresso. Veja abaixo:

  • O que significa ser uma organização criminosa qualificada? Significa que a organização usa violência, coação ou ameaças para estabelecer domínio territorial, resultando em penas superiores.
  • Qual o impacto desse projeto na luta contra o crime? Se aprovado, deve endurecer as penas, mas especialistas ainda discutem se isso realmente reduzirá o crime organizado.
  • Como a população se manifesta sobre o Projeto de Lei Antifacção? A pesquisa não perguntou diretamente sobre o PL, mas a maioria deseja medidas mais duras contra facções.
  • Quais são os próximos passos para o projeto? O PL está na pauta do plenário da Câmara, com possibilidade de votação em breve.
EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

CPMI do INSS revela movimentações milionárias envolvendo coordenador do PT

PRÓXIMO

Se você ignorar esses sinais do seu carro pode acabar parado no meio da estrada

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se