Foto: Reprodução.
A influência da tecnologia na linguagem e comunicação é evidente, o aumento na velocidade de troca de mensagens, com a internet e os computadores, foi um dos grandes marcos para essa transformação, mas esse foi apenas o começo.
A transformação aconteceu não apenas em transpor os meios físicos tradicionais de comunicação, como cartas e fax, mas em tornar a comunicação mais flexível, com uso de imagens, memes, áudios, dentro outros vários tipos de arquivos que conseguimos usar para demonstrar o que queremos.
Todos nós sabemos que existem regras para escrever corretamente em Português, entretanto na internet podemos nos comunicar perfeitamente e sermos entendidos, sem a necessidade de cuidar de cada regra, por exemplo:
- Você sabia que eu não saí de casa ontem?
- vc sabia que eu n sai de casa ontem?
O que muitos não sabem, é que existe uma longa e radical história por detrás da rejeição da utilização das letras maiúsculas, além de muitas razões pelas quais pessoas extremamente online tem tornado isso parte de sua identidade.
as origens do movimento contra letras maiúsculas
Nos anos 70 uma famosa escritora feminista e pensadora bell hooks escolheu um pseudônimo em letras minúsculas que representava o afastamento do indivíduo e as ideias em torno do coletivo.
Nas palavras de bell hooks (traduzidas):
Quando o movimento feminista estava no auge no final dos anos 60 e início dos anos 70, havia muito a se afastar da ideia de pessoa. Era: vamos falar sobre as idéias por trás do trabalho, e as pessoas são menos importantes.
Muitas palavras que começam com letras maiúsculas representam pessoas, instituições. Apesar de serem regras estabelecidas (tanto no inglês quanto no português), essas regras foram quebradas para conseguir o evidenciamento das ideias e a suavização do poder de instituições políticas, por exemplo.
Outra fonte que contribuiu fortemente para a disseminação do uso de letras minúsculas foram algumas usuárias do Tumblr (que, não esqueçam, tem um logo com “t” minúsculo) que influenciaram muito no inicio da cultura web.
fãs obcecados e a revolução anti letras maiúsculas
Com algumas pesquisas no Twitter e Instagram, conseguimos notar várias comunidades que preferem a utilização de letras minúsculas.
Alguns desses fãs, adotam inclusive regras da não utilização de letras maiúsculas como critério de participação de determinados grupos, apesar de muitos possuírem interpretações diferentes sobre o porquê fazem isso.
Grupos de fãs são comuns no K-pop, onde, uma possível explicação seria a utilização de letras minúsculas para amenizar o comportamento extremo ao qual eles costumam ser associados.
Essas comunidades, seja K-pop, blogueiros ou queers, tendem a ser grandes influenciadoras de tendências na internet, com conteúdo, memes e outras modas que tomam conta da internet por determinados períodos, isso nos dá a percepção de sua influência na onda das letras minúsculas.
O senso de comunidade, muito presente nos casos citados, influência o comportamento das pessoas, os punks, por exemplo, podem ter o visual parecido para serem aceitos ou se sentirem confortáveis em determinados grupos, a mesma coisa acontece com os grupos citados, mas a mudança ocorre na comunicação e não na aparência.
razões e o futuro
A cultura é algo em constante mudança e que evolui com o movimento da sociedade. A exposição à determinados comportamentos gera mais aceitabilidade sobre eles, mais aceitabilidade gera mais propensão à alteração dos nossos próprios comportamentos.
O que vemos na comunicação é que ela tem evoluído de maneira similar, e as razões para a adoção das letras minúsculas podem ser diversas, para resumir algumas:
- Preguiça de colocar as letras maiúsculas;
- Preferência por um estilo mais casual e amigável;
- Separar trabalho da vida cotidiana através da forma de comunicação;
- Amenizar o individualismo e exaltar outros conceitos focados no coletivo;
Sendo que a mais forte, é relacionado à mentalidade do comportamento virtual. Nas palavras (traduzidas) de Jess Joho:
A letra minúscula é como uma maneira gentil e inofensiva de lutar contra a mentalidade antiquada de policiar a maneira como se deve agir on-line. É um retorno aos primeiros dias idealistas da Internet, quando as regras não se aplicavam, o anonimato era garantido e você sempre podia encontrar uma comunidade para aceitá-lo do jeito que era.
A cultura é algo que molda muitos comportamentos nas sociedades, e apesar dela, continuamos a ter diferentes hábitos, usando ou não letras minúsculas, temos sempre que lembrar que o bom convívio em sociedade e o diálogo são as melhores maneira de sobrepujar qualquer problema.
Créditos: Medium.