Foto: Reprodução.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), afirmou que a emissão do mandado de prisão contra Vladimir Putin, pelo Tribunal Penal Internacional, é “justificável”. Para o democrata, a decisão envia “um sinal muito forte”.
Na mesma linha, o chanceler alemão, Olaf Scholz, celebrou neste sábado (18) a decisão da Corte e afirmou que “ninguém está acima da lei”.
“O Tribunal Penal Internacional é a instituição certa para investigar crimes de guerra. O fato é que ninguém está acima da lei e é isso que está ficando claro agora”, afirmou durante entrevista coletiva em Tóquio com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida.
Na sexta, o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o autocrata russo por crimes de guerra. Putin é acusado de ser responsável pela “deportação ilegal” e “transferência ilegal” de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.
Além de Putin, a Corte Internacional também ordenou a prisão da Comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, pelos mesmos crimes.
Créditos: O Antagonista.