O deputado federal Gustavo Gayer (PSL-RJ) entrou com um pedido junto ao Ministério Público Federal (MPF) para investigar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por suposta compra de parlamentares na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro. Segundo o parlamentar, o governo Lula teria conseguido retirar diversos parlamentares da CPMI na tentativa de esvaziá-la, mas mesmo assim a comissão mantém o número base de assinaturas.
De acordo com Gayer, a suposta compra de parlamentares teria ocorrido no contexto da CPMI, que foi criada para investigar as manifestações ocorridas no dia 8 de janeiro de 2022. O Terra Brasil Notícias já informou que o governo Lula estaria tentando transferir a responsabilidade pela investigação para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), por meio da instalação de uma CPI.
Em seu pedido, Gayer solicita que o MPF investigue a suposta compra de parlamentares pelo governo Lula e que seja apurada a responsabilidade dos envolvidos.
O pedido do deputado Gustavo Gayer foi encaminhado ao MPF e será analisado pelo órgão competente, que decidirá se há elementos suficientes para abertura de uma investigação. O caso deverá seguir os trâmites legais e o presidente Lula poderá ser chamado a prestar esclarecimentos caso seja comprovada a sua participação em eventuais ilícitos.