O Cristianismo possui incontáveis histórias compondo-o. Além de toda a saga de Jesus, muitas pessoas conhecem também Davi e Golias; Moisés que abre o Mar Vermelho e, é claro, a história da Arca de Noé.
Sendo o Cristianismo uma das doutrinas mais seguidas do mundo, não faltam seguidores que acreditem nessas histórias e, as vezes, até mesmo que se inspirem nelas.
E foi justamente sob influência da Arca de Noé que o holandês Johan Huibers decidiu realizar uma surpreendente façanha: construir uma réplica da grande embarcação bíblica.
Apaixonado por histórias bíblicas, o milionário Johan Huibers, um empresário e (convenientemente) carpinteiro holandês teve a ideia de construir uma arca semelhante à retratada nas antigas escrituras, em 1992. Para isso, decidiu seguir exatamente as proporções descritas nos textos: 300 côvados — um côvado equivale a cerca de 45 cm — de comprimento, por 50 de largura e 30 de altura.
Então, Huibers começou a empenhar suas energias no projeto. Ao todo, gastou mais de US$ 1,5 milhão — equivalente a pouco mais de R$ 8 milhões na cotação atual — para construir o impressionante navio com cerca de 137 m de comprimento, 22,5 m de largura e 13,50 m de altura.
Para isso, foram usadas aproximadamente 12 mil árvores de cedro americano e pinus, embora a madeira utilizada na Bíblia fosse, na verdade, mais próxima do pinheiro ou cipreste.
De acordo com o site do Casa e Jardim, do Globo, o holandês não decidiu fazer o objeto colossal por mero luxo e sem razão. Ele tinha um objetivo principal: provar a existência de Deus. A motivação para tal missão veio depois de ter sonhado certa vez que a Holanda seria assolada por um dilúvio, semelhante ao bíblico.
AH