O governo brasileiro voltará a exigir vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (8) e o Ministério das Relações Exteriores já determinou que a embaixada do Brasil em cada um desses países comunique oficialmente a medida aos governos locais.
A isenção unilateral de vistos a turistas americanos, canadenses, japoneses e australianos foi concedida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019. Era um pleito do setor de turismo, mas havia resistência histórica no Itamaraty por causa do princípio da reciprocidade.
No começo do governo Bolsonaro, essa posição foi flexibilizada.
Os quatro países continuaram exigindo o documento de cidadãos brasileiros. Na avaliação de auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a isenção não gerou aumento dos turistas estrangeiros.
Entre 2019 e 2022, pior momento da pandemia, a medida manteve os números de turistas desses países muito próximo ao período pré-pandemia, o que faz com que seja arriscada essa medida caso afete o número de visitantes, visto que aumenta a dificuldade para que os mesmos venham para o Brasil.
Os procedimentos administrativos para o restabelecimento da exigência de visto já estão sendo tomados, mas ainda devem levar algumas semanas.