O TSE arquivou hoje uma ação em que Bolsonaro alegava uma “cruzada caluniosa” contra ele durante a campanha por parte de Lula sobre a expressão “pintou um clima”.
- O corregedor-geral Benedito Gonçalves disse que havia o risco de que a ação avançasse “perigosamente sobre o campo da liberdade de expressão” de influenciadores, artistas e figuras públicas citadas na ação, disse o magistrado.
- Segundo o TSE, a expressão “pintou um clima” foi “assumidamente dita” por Bolsonaro. Por isso, ela poderia resultar em “críticas incisivas”, sem necessariamente ser um “elemento de coordenação”.
- Em outubro de 2022, Bolsonaro se referiu a adolescentes venezuelanas dizendo que “pintou um clima”. Ele sugeriu, sem provas, que elas estavam se prostituindo — na verdade, elas são refugiadas e faziam um curso de estética;
- A fala ocorreu entre os turnos da eleição de 2022. Após repercussão, ele se desculpou.
Aspecto relevante é que a existência da entrevista é admitida pelos autores, que, inclusive, transcrevem na petição inicial o teor do que foi dito por Jair Bolsonaro, classificando a fala como “uma expressão quando muito infeliz”. Há, portanto, um fato incontroverso, que são os dizeres do Presidente da República, apto a despertar comoção nas redes sociais e levar pessoas a opinarem de diversas formas, inclusive exarando críticas incisivas.”
Benedito Gonçalves
Procurada, a defesa do ex-presidente Bolsonaro ainda não se manifestou.
UOL