O zagueiro brasileiro David Luiz, aos 38 anos, enfrenta uma grave polêmica após ser acusado de agressão e ameaças por Francisca Karollainy Barbosa Cavalcante, assistente social que afirma ter tido um relacionamento extraconjugal com o jogador. O caso veio a público após denúncias e divulgação de mensagens ameaçadoras atribuídas ao atleta.
Segundo a reportagem da CNN e informações confirmadas pelo UOL, Francisca Karollainy, conhecida como Karol, relata ter recebido, através de aplicativos de mensagem com “modo temporário”, uma série de ameaças vindas de David Luiz. Dentre os trechos das mensagens, o jogador teria dito: “Você sabe que tenho dinheiro e poder”. Em outra passagem, faz referência ao filho de Karol: “Seria triste seu filho ter que pagar as consequências dos seus atos”.
Em mais uma mensagem considerada grave, David Luiz teria afirmado: “Eu posso simplesmente fazer você sumir. Eu tenho uma pessoa que sabe onde você está nesse momento e nunca chegaria nada em mim, então apague.” O teor intimidador das comunicações, segundo Karol, aumentou quando ela recusou a proposta para um relacionamento do tipo “trisal”, sugerida pelo jogador logo após o término do relacionamento entre eles.
Justiça concede medida protetiva contra jogador
Após a divulgação das ameaças, Karol relatou às autoridades sentir um “risco real de morte”, chegando a comparar sua situação ao caso de Eliza Samúdio, ocorrido em 2010, vítima de crime de feminicídio que teve grande repercussão no Brasil. O episódio levou Karol a trocar de local de hospedagem várias vezes por medo de ser seguida, situação relatada à polícia e apoiada pelas autoridades em medida protetiva concedida pela Justiça do Ceará.
A Justiça cearense concedeu uma medida protetiva a Karol, determinando o afastamento e a proibição de contato de David Luiz. A rapidez da decisão – menos de 24 horas após o boletim de ocorrência – reflete a gravidade e urgência constatadas pelo judiciário. A polícia periciou e confirmou a veracidade das imagens das mensagens anexadas ao processo, tornando-se fator fundamental para concessão da medida.
O caso está em investigação e tramita sob sigilo de Justiça. A assessoria do atleta divulgou comunicado afirmando que “todas as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas”, e que David Luiz, atualmente jogador do Pafos, do Chipre, nega todas as acusações.
O UOL teve acesso ao conteúdo do boletim de ocorrência, realizado por Francisca Karollainy Barbosa Cavalcante, conhecida como Karol, no dia 23 de agosto, no qual ela relata ter sido ameaçada por David Luiz através de mensagens no Instagram.
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) August 29, 2025
Na mensagem o jogador do Pafos, do… pic.twitter.com/nC53iuJJqY
Possíveis crimes cometidos pelo jogador David Luiz
Os advogados de Karol afirmam que o zagueiro pode responder por crimes de ameaça e violência psicológica, ambos previstos no Código Penal e na Lei Maria da Penha – que pode ser aplicada mesmo sem coabitação, bastando a existência de um vínculo afetivo ou relacional.
O processo inclui relatos de perseguição, o compromisso do jogador em pagar hospedagem para Karol em Fortaleza, e denúncias de omissão sobre seu estado civil. Segundo a defesa, o hotel onde Karol esteve hospedada também pode vir a ser responsabilizado por falhas no controle de hóspedes e segurança.

Proteção à vítima e seu filho
Karol atualmente reside no interior do Ceará com seu filho de seis anos. Desde a denúncia, ela afirma receber ataques e ameaças de terceiros nas redes sociais. Autoridades reforçam a importância da denúncia e da rápida atuação para proteção de vítimas de violência de gênero.
Canais oficiais como o Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher), Disque 100 (Direitos Humanos), aplicativos e página da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos seguem disponíveis para qualquer vítima buscar ajuda, podendo a denúncia ser feita em até seis meses após a violência.
Perguntas frequentes sobre o Caso do jogador David Luiz
O que significa a medida protetiva concedida à Francisca Karollainy?
A medida protetiva consiste em decisão judicial para afastar o agressor e evitar qualquer contato com a vítima, protegendo sua integridade contra novos episódios de ameaça ou violência.
Quais crimes David Luiz pode responder na Justiça?
Entre os crimes possíveis estão ameaça, violência psicológica e outras infrações previstas no Código Penal e Lei Maria da Penha, dependendo da conclusão das investigações.
O caso pode ser considerado violência doméstica?
Sim. A Lei Maria da Penha incide em casos de vínculo afetivo, mesmo sem relação formal ou coabitação. Isso fundamenta a aplicação da lei e da medida protetiva à vítima.
Quais são os próximos passos para as partes envolvidas?
O jogador terá direito à defesa e o inquérito policial será aprofundado ouvindo testemunhas e analisando provas periciadas. O Ministério Público poderá oferecer denúncia ao final da apuração.
O que acontece se David Luiz descumprir a medida protetiva?
Descumprimento da medida protetiva é crime, podendo levar à prisão em flagrante e agravamento das consequências legais para o agressor.
Como vítimas de ameaças ou violência podem buscar ajuda?
Orienta-se procurar delegacia especializada ou canais como o 180, Disque 100, aplicativos e ouvidoria dos Direitos Humanos. A denúncia pode ser feita a qualquer tempo dentro do prazo legal.
O processo corre em segredo de Justiça?
Sim. O caso tramita sob sigilo, vedando a divulgação plena dos autos e protegendo dados sensíveis da vítima e do acusado.
E se as acusações forem comprovadas?
A comprovação das ameaças e violências pode gerar condenação criminal de David Luiz, incluindo detenção e outras sanções determinadas pela Justiça.