Plataforma analisa se removerá também vídeo de apresentação feita pelo presidente a embaixadores
O YouTube removeu na 2ª feira (18.jul) a live do presidente Jair Bolsonaro (PL), de 29 de julho de 2021, na qual o chefe do Executivo federal justificava a defesa da implementação do voto impresso nas eleições de 2022 apresentando denúncias sobre fraudes nas urnas eletrônicas.
Em nota sobre a remoção, a plataforma afirma que “as Diretrizes da Comunidade do YouTube estabelecem regras que devem ser seguidas por todos os usuários da plataforma”. “Temos trabalhado para manter nossas políticas e sistemas atualizados de forma a dar visibilidade a conteúdo confiável e reduzir a disseminação de informações enganosas, permitindo, ao mesmo tempo, a realização do debate político. Desde março de 2022, removemos conteúdo com alegações falsas de que as urnas eletrônicas brasileiras foram hackeadas na eleição presidencial de 2018 e de que os votos foram adulterados. Esse é um dos exemplos do que não permitimos de acordo com nossa política contra desinformação em eleições”, completa.
O YouTube confirmou ainda que analisa se removerá ou não o vídeo da apresentação feita por Bolsonaro a embaixadores na 2ª feira (18.jul). Na ocasião, o presidente voltou a usar informações para lançar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro.