Foto: Reprodução/Instagram @lopatulka.
Um diplomata russo bateu em uma mulher da mesma nacionalidade porque ela protestava, nessa sexta-feira (24/2), em frente ao Consulado da Rússia no Rio de Janeiro, contra a guerra na Ucrânia. A agressão foi filmada por uma amiga da vítima e amplamente divulgada em redes sociais por diferentes perfis. As imagens foram publicadas pela gerente de imóveis Uliana Lopatina, 37 anos, em seu Instagram @lopatulka, que é aberto.
Pelo vídeo, um dos policiais que testemunharam o caso abordou o diplomata e o repreendeu pela agressão. Na gravação é possível escutar o policial dizendo: “Não. Não tem desculpa, não. O senhor agrediu ela. Se ela quiser, pode prestar queixa na delegacia”.
Veja as imagens:
A confusão começou logo depois de a mulher colar cartazes no muro do consulado com frases contra o conflito: “Parem a guerra”, “Putin vai pra o inferno”. O protesto ocorreu porque o conflito entre Rússia e Ucrânia completou um ano, com números tristes, como a perda de 8 mil vidas de civis, mais de 8 milhões de pessoas sem suas casas e refugiadas longe de suas cidades, além dos danos para a economia.
Após arrancar os cartazes, o diplomata russo bateu nas costas da manifestante. Ela deixou o local e foi até a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) no Rio.
Créditos: Metrópoles.