Jackie Candelaria confirmou que usar a marca d’água de outras redes sociais derruba o engajamento
Imagine ter a receita do sucesso, passo a passo, para bombar no Instagram.
Não é difícil achar quem tenta vender a “fórmula mágica” para ter mais curtidas, comentários e visualizações, mas desta vez a promessa vem de quem entende do negócio – literalmente.
Jackie Candelaria, uma ex-funcionária do Instagram, onde trabalhou por oito anos, viralizou no TikTok – a famosa “rede vizinha” – ao dar dicas de como crescer na ferramenta de vídeos da plataforma, os Reels.
Para ela, uma das principais orientações a se seguir é criar conteúdo original, sem marcas d’água de outras plataformas e, de preferência, gravados e editados direto na ferramenta de Reels do Instagram.
Muita gente já “desconfiava” que usar a marca d’água do TikTok nos vídeos, por exemplo, derrubava o engajamento, mas isso nunca havia sido confirmado pelo Instagram até então.
Dicas para “bombar” no Reels
Candelaria, cujo trabalho era justamente fazer a curadoria de criadores de conteúdo, listou, em uma série de vídeos, algumas outras dicas. Confira:
- Filmar na vertical, sem margens e em alta resolução;
- Ter 90 segundos ou menos para ser distribuído e recomendado na página “Explorar”;
- Tentar engajar o público nos primeiros três segundos, e depois contar uma história;
- Dar preferência a conteúdo de entretenimento que faça as pessoas rirem;
- Legendas e hashtags são importantes para dizer ao algoritmo sobre o que é o seu conteúdo. Quanto mais específico for, melhor. O ideal é usar de de 3 a 10 hashtags;
- Os vídeos têm que seguir as regras do Instagram e não podem conter violência, nudez, linguagem inapropriada, etc;
- Não apagar o conteúdo caso ele não dê resultado imediato. Às vezes, os vídeos podem levar de três a quatro semanas para viralizar;
- Não esperar que os vídeos performem da mesma maneira no Reels que no Tiktok – são ecossistemas diferentes;
- Ter paciência e ser confiante com o seu Reels.
O primeiro vídeo postado por Jackie já tem quase três milhões de visualizações e mais de 140 mil curtidas.
Nos comentários, seus mais de 130 mil seguidores aproveitam para esclarecer dúvidas como “Por que não é possível pausar um reel?”, enquanto outras criticaram a rede social e disseram ter saudade de quando ela era apenas para fotos.