O presidente Biden disse nesta quarta-feira (22) que a decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de suspender o novo tratado de armas nucleares START é um movimento errado.
“Grande erro”, disse ele a repórteres em Varsóvia, depois de dizer anteriormente que não tinha tempo para discutir o assunto.
O novo tratado START, que é o único tratado remanescente de controle de armas nucleares que a Rússia tem com os EUA, deve expirar em 2026. Putin levantou ainda mais a perspectiva de uma escalada nuclear e o risco de uma nova corrida armamentista nuclear ao anunciar a suspensão de A participação da Rússia nele.
O Kremlin fez o anúncio em comentários na terça-feira, poucas horas antes de Biden fazer comentários para marcar o aniversário da guerra na Ucrânia. Em seu discurso, Putin também relembrou as queixas de longa data contra os EUA, a OTAN e o governo de Kiev.
Biden falou brevemente aos repórteres na quarta-feira quando chegou ao Palácio Presidencial em Varsóvia para uma reunião com os Nove de Bucareste, que consistem em membros do flanco oriental da OTAN: Bulgária, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia e Eslováquia. Ele foi recebido pelo presidente polonês Andrzej Duda, presidente da Eslováquia Zuzana Caputová e presidente da Romênia Klaus Iohannis.
Gazeta Brasil