O Ministério das Comunicações informou, na terça-feira (21), que irá enviar 10 antenas portáteis para auxiliar a comunicação via satélite e assegurar a internet na cidade de São Sebastião, no litoral paulista. O município foi o principal afetado pelas fortes chuvas que atingiram a região, declarando estado de calamidade pública.
Segundo a pasta, a iniciativa será realizada em parceria com a empresa Tebebras. Além dos equipamentos, com capacidade de garantir 20 Mbps de conexão, serão enviados dois engenheiros para fornecer suporte e treinamento para a instalação das antenas.
“Temos que garantir o mínimo de condições para que as pessoas que foram atingidas pelas chuvas intensas possam se recuperar. As antenas também possibilitarão a comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas, por exemplo”, explicou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Além de São Sebastião, declararam estado de calamidade pública os municípios de Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba. Conforme o governo de São Paulo, até o momento, foram confirmadas 48 mortes, enquanto 766 pessoas estão desabrigadas e 1.730 permanecem desalojadas. Dos óbitos, sete já foram identificados.