‘O Lula não está acostumado a governar com essa novidade que veio para ficar’, disse Oriovisto Guimarães, líder do Podemos no Senado
Líder do Podemos no Senado, o senador Oriovisto Guimarães (PR) afirmou que “é zero” a chance de o Congressoreverter a lei que garantiu a autonomia do Banco Central. O tema que tem sido alvo frequente de críticas de Lula.
Segundo o senador, a independência da autoridade monetária existe “nas nações mais civilizadas do mundo”, como EUA, Inglaterra e França, e foi conquistada a duras penas no Brasil.
Ele afirmou que a briga de Lula com o BC é uma forma de o presidente se eximir de culpa por não conseguir dar um jeito na economia.
“Eu acho que é uma maneira de [o Lula] expiar a própria culta, de um governo que não tem saída para a economia e põe a culpa no Banco Central, dizendo que é porque o juro tá alto. Isso é uma tolice. Se o juro tá alto é por causa da inflação e se existe inflação, é por causa de déficits sucessivos do governo federal”, disse Guimarães.
O senador disse que como o mecanismo não existia nos dois últimos mandatos de Lula, o petista agora estaria estranhando o novo modelo. “O presidente Lula não está acostumado a governar com essa novidade que veio para ficar. A chance que o Congresso vote alguma coisa para retirar a autonomia do banco central é zero. Aqui acho que não passa”, disse.