O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez três trocas na Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O colegiado é consultado sobre eventuais conflitos de interesses e condutas em desacordo com as normas previstas no Código de Conduta da Alta Administração Federal.
Os nomes dispensados por Lula tinham sido designados para a comissão pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no fim do ano passado. Outros três membros já foram escolhidos pelo petista para integrar a nova composição do grupo. O mandato previsto é de três anos.
A edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 7, traz as dispensas de Célio Faria Júnior, Fábio Prieto de Souza e João Henrique Nascimento de Freitas da Comissão de Ética Pública. Em substituição a eles, Lula designou para o colegiado: Bruno Espiñeira Lemos, Kenarik Boujikian e Manoel Caetano Ferreira Filho.
Lemos é advogado, professor de Direito, e procurador do Estado da Bahia em Brasília. A jurista Kenarik Boujikian é desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ferreira Filho também é advogado e professor de Direito, além de ser procurador aposentado do Estado do Paraná.
Revista Oeste