Neste domingo, 17, cinco pessoas morreram e 14 ficaram feridas, em um atentado com um carro-bomba na Somália. A explosão ocorreu em frente ao hotel Nuur Doob na cidade de Jowhar.
O atentado é reivindicado pelo grupo terrorista islâmico Al Shabab. Jowhar é a capital do Estado de Hirshabelle. Secretários do governo local e políticos da região que frequentavam o local ficaram feridos.
A polícia disse que os agressores conduziram o veículo carregado de explosivos contra a parede externa do hotel. O estabelecimento é muito frequentado por políticos locais. “Mataram cinco civis, entre eles, mulheres que trabalham no hotel e agentes de segurança”, disse à AFP o policial Mohamed Ali.
Graças a uma intervenção da União Africana, o Al Shabab foi expulso das cidades do país. Mas os terroristas a ainda mantêm presença em amplas áreas rurais. Desse modo, eles possuem uma importante capacidade de ataque.
Hamza Abdi Barre, primeiro-ministro do país, apresentou condolências às famílias das vítimas e prometeu ajuda aos feridos. Asha Khalif, ministra de Estado da Mulher, Abdi Moalim, ministro de Estado da Saúde, e o ex-presidente do Parlamento de Hirshabelle “estão entre as vítimas da explosão” e “todos estão feridos”, disseram fontes do governo à Agência Efe, sem dar mais detalhes.
Créditos: Revista Oeste.