No início deste mês, o Comandante Militar do Nordeste, general Richard Nunez, publicou um artigo onde rebate as críticas de manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro com a instituição. A informação é do site O Antagonista.
Em blog oficial do Exército brasileiro, Nunez diz que a polarização global criou problemas para a tropa nacional.
“O inconformismo com a tradicional postura legalista e de neutralidade do Exército tem dado ensejo a insultos a camaradas de longa data”, disse o general.
A fala foi feita antes de Nunez listar o que seriam esses “insultos”: “Ataques a reputações típicos de regimes totalitários, ‘vazamentos’ de supostas informações, divulgação de memes difamatórios, tudo para tentar atingir a coesão da Força, em flagrante traição ao sacrossanto respeito à hierarquia e à disciplina”.
O artigo de Richard Nunez se trata de um conceito conhecido como “PSIC” – acrônimo de “precipitação, superficialidade, imediatismo e conturbação”.
Ao tratar do 3º tema, o Comandante Militar do Nordeste diz que “não se pode prejudicar a reputação e a credibilidade do Exército, conquistadas em séculos de História, por conta do oportunismo de uns e do jogo de interesses de outros, algo que tem sido observado em inúmeras postagens veiculadas em tempos recentes”.