Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcou em Roraima neste sábado (4) para acompanhar os trabalhos de combate à crise de saúde na região. Segundo a ministra, os garimpeiros já estão deixando a Terra Indígena Yanomami.
“Temos essa informação que muitos garimpeiros estão saindo. Mas é bom que saiam mesmo, porque assim a gente até diminui a operação que precisa ser feita para retirar 20 mil garimpeiros, [o que] demora um tempinho”, disse a ministra, em coletiva de imprensa. “Importante dizer que, para que a gente consiga sair dessa situação de emergência em saúde, é preciso combater a raiz, que é o garimpo ilegal. Não é possível que 30 mil yanomami sigam convivendo com 20 mil garimpeiros dentro do seu território”, destacou.
“Nós entendemos que é o momento do estado se fazer presente e por isso o Governo Federal tem já adotado algumas medidas emergenciais para que a gente possa em um prazo mínimo tirar essa situação do estado de calamidade sanitária”, disse Sonia Guajajara.
Créditos: Gazeta Brasil.