Texto foi apresentada por deputada republicana, filha de exilados cubanos no país; 109 deputados democratas apoiaram proposta
Deputados da Câmara dos Representantes dos EUA aprovaram, nesta quinta-feira (2), uma moção contra “os horrores do socialismo”. O texto, apresentado por uma parlamentar republicana, foi aprovada por maioria de 328 a favor e 86 contrários, contando com 109 votos de parlamentares do partido Democrata.
O texto cita a antiga União Soviética, China, Cuba, Camboja, Coreia do norte, Nicarágua e Venezuela como exemplos de “muitos dos maiores crimes da história”.
Sobre a Venezuela, os parlamentares chancelaram a afirmação que “a implementação do socialismo tornou uma então próspera nação em um estado falido com a taxa de inflação mais alta do mundo”. No ano passado, a inflação na Venezuela foi de 155%, atrás apenas dos 230% do Zimbábue.
A proposta conclui com o o Congresso “denunciando o socialismo em todas as suas formas, e opondo-se à implementação de políticas socialistas nos Estados Unidos da América”. A autora da proposta é Maria Elvira Salazar, republicana da Flórida e ela própria descendentes de cubanos exilados após a chegada de Fidel Castro ao poder no país, em 1959.
O Antagonista