Milho lidera a receita do setor com o mercado externo
A agropecuária brasileira teve faturamento recorde com exportações em janeiro. A receita das vendas a outros países bateu US$ R$ 3,7 bilhões. O valor é o maior na série histórica do governo federal. A quantia representa um crescimento de quase 10% sobre o resultado do mesmo mês no ano anterior. As informações são de um levantamento realizado por Revista Oeste na Balança Comercial.
Dos resultados na Balança Comercial brasileira, a maior cifra da agropecuária com exportações em janeiro veio do milho in natura. O grão gerou metade da receita do setor com o mercado externo.
As vendas do grão ao mercado externo ganharam um novo impulso com a abertura da China para o milho brasileiro em outubro. De 2022 para 2023, o faturamento com as vendas desse produto no primeiro mês do ano teve o incremento de 175%.
Graças a esse incremento, a participação na receita da agropecuária com as exportações ficou próxima de 8%. No mesmo mês do ano anterior, essa fatia ficou abaixo de 4%.
Em 2023, a fatia do milho sobre a colheita de grãos do país deve fechar em 40%. Junto com a soja, essa cultura lidera o agronegócio brasileiro.