O deputado federal José Medeiros (PL-MT) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para proibir a utilização de linguagem neutra em meios oficiais de comunicação do governo Lula. O pedido foi encaminhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao procurador-geral da Justiça do Distrito Federal, Georges Carlos Frederico Moreira Seigner, informou a assessoria do parlamentar.
No documento, o parlamentar diz que o uso do termo “eleite” na publicação, que trata sobre uma reunião de congressistas LGBTQIA+, agride a língua portuguesa e abole os gêneros masculino e feminino.
Em matéria publicada na última sexta-feira, o autor uso o seguinte título: “Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília”.
O deputado lembra, no ofício, que a reportagem justificou o uso do termo a pedido das pessoas mencionadas no texto, mas José Medeiros alega que “não somente tal uso de linguagem em reportagem oficial advinda da Administração Pública e paga com seus recursos é incorreta, quanto, para maior espanto, é tendenciosa”.
Entre outras funções, a EBC é responsável pela TV Brasil – emissora pública que faz a transmissão oficial dos eventos do governo federal – e por uma rede de rádios públicas locais pelo país. A Agência Brasil, veículo oficial que divulga as ações do governo, também é vinculada à EBC.
Gazeta Brasil