Caso teria acontecido no aposento dos padres de um templo em Newcastle no auge da Covid-19; religioso envolvido tirou a própria vida em 2021
A Igreja Católica está investigando uma denúncia de orgia supostamente realizada nos aposentos dos padres da Catedral de Santa Maria, em Newcastle, na Inglaterra. Evento teria ocorrido durante o lockdown na pandemia de Covid-19.
O veículo britânico The Sunday Timesafirmou que o padre Michael McCoy teria convidado fieis para participar de uma festa em uma propriedade ao lado da catedral. Na época, o Reino Unido vivia uma dura política de restrição de circulação para evitar o aumento dos casos de Covid-19.
Segundo a imprensa do Reino Unido, McCoy se suicidou em 2021 após ser informado pela polícia que seria investigado por abuso sexual de menores.
O The Sunday Times teve acesso a uma carta enviada pelo Arcebispo de Liverpool, na qual ele afirma que foi procurado por assessores do Papa Francisco para preparar “um relatório detalhado sobre os eventos que levaram à renúncia do bispo [Robert] Byrne”, que comandava a diocese de Newcastle e deixou o cargo em dezembro.
De acordo com o site britânico Metro, “uma série de reclamações foram feitas por indivíduos dentro da diocese depois que surgiram informações sobre uma festa sexual ocorrendo nos aposentos dos padres anexos à catedral de Newcastle”.
A Agência Católica de Padrões de Salvaguarda (CSSA, na sigla em inglês) confirmou que iniciou uma “auditoria de salvaguarda não programada” na diocese de Hexham e Newcastle.
“Publicaremos nossas recomendações independentes publicamente, assim que possível, assim que nossa equipe concluir seu trabalho de investigação e atender a todas as linhas de investigação”, informou o chefe executivo da CSSA, Stephen Ashley.