Foto: Reprodução.
O presidente Lula deve anunciar nesta segunda-feira (23/1), em Buenos Aires, quem será o novo embaixador do Brasil na Argentina. No Itamaraty, a bolsa de apostas tem pelo menos quatro nomes.
Dois nomes que são citados são os dos embaixadores José Simões, delegado do Brasil junto ao Mercosul e à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), e Julio Bitelli, atual embaixador no Marrocos.
Segundo fontes do Itamaraty, a indicação de Simões é apoiada pelo ex-chanceler Celso Amorim, chefe da assessoria especial de Lula. Já Bitelli tem relação muito próxima com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Mulheres
Entre as mulheres, dois nomes são citados como cotados: o de Eugênia Barthelmess, atual embaixadora em Cingapura, e o de Gisela Padovan, atual cônsul-geral em Madri.
Eugênia é bem vista por lideranças do PT. Paranaense, ela é próxima da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, que também tem o Paraná como seu berço político.
Já Gisela é próxima de Celso Amorim e não esconde a colegas, nos bastidores, o desejo de chefiar a embaixada em Buenos Aires, onde já atuou como ministra-conselheira.
Créditos: Metrópoles.