• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 17 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

PT disputa com PL vice-presidência da Câmara, mas analisa cenários por governabilidade de Lula

Por Terra Brasil
15/jan/2023
Em Governo, Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.

O Partido dos Trabalhadores (PT) disputa com o Partido Liberal (PL) ocupar a primeira vice-presidência da Câmara dos Deputados em negociações até 1º de fevereiro, data da eleição interna para a Mesa Diretora da Casa. Ainda assim, o PT considera aceitar ficar com a primeira secretaria, responsável pela administração geral da Casa, e, por isso, com muito poder em cargos e encaminhamentos internos da Câmara.

Nenhum cenário está descartado pelos petistas, porque a prioridade é selar um acordo que dê ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), governabilidade no Congresso Nacional – na prática, votos suficientes para aprovar matérias de interesse do Executivo federal.

Leia Também

Nova lei do farol em 2025 traz alerta importante para motoristas

Câmara acelera votação para derrubar alta do IOF; entenda

Mudança na lei pode impactar diretamente quem atua como MEI

A primeira vice-presidência é a mais cobiçada pelo fato de seu ocupante substituir o presidente da Câmara quando necessário e ter maior influência na pauta da Casa, especialmente nas sessões do Congresso.

A distribuição de cargos na Mesa Diretora depende dos blocos a serem formados pelos partidos para a eleição interna, além do tamanho das bancadas que os formarão, e eles ainda não estão definidos.

Por mais que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), seja o favorito para se reeleger ao posto, há dúvidas sobre quais blocos serão formados para ficar ao lado dele. A disputa colocada agora é quanto aos principais cargos da Casa. Enquanto isso, Lira tenta conciliar os interesses dos aliados para não criar dissidências – até o momento, ninguém lançou um adversário contra ele.

Não se descarta que PT e PL fiquem juntos em um blocão somente para a eleição à Mesa, embora sejam adversários políticos. No caso de um bloco único, o PL tende a ter a preferência pela vice-presidência.

O PT não fecha as portas para qualquer configuração e conversa com todos os partidos pra ver o cenário mais favorável. Inclusive porque entende que no passado foi escanteado até por partidos de esquerda dentro da Câmara. PDT e PCdoB, por exemplo, já fizeram blocos sem o PT nos últimos anos.

Integrantes do PL acreditam que se formarem blocos separados e o PT conseguir montar um bloco robusto da base de Lula – com MDB, PSD, União Brasil, PSB e PCdoB, por exemplo – o partido do ex-presidente da República Jair Bolsonaro conseguiria reunir apenas PP e Republicanos junto a si. Dessa forma, o PL agregaria menos deputados e perderia a prerrogativa de escolher a primeira vice-presidência da Casa, com a preferência cabendo ao PT.

O PT estabeleceu que a deputada federal Maria do Rosário (RS) será o nome da sigla a ocupar o posto da Mesa Diretora que lhe caberá. À CNN, petistas afirmaram que deve haver uma “confiança mútua” entre o partido e Lira. Ainda destacaram que Maria do Rosário tem bom relacionamento com o atual presidente da Câmara, tendo convivido de forma próxima a ele na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

A CCJ é uma das comissões mais disputadas e também é alvo de disputa entre PL e PT – este quer assegurar seu comando a algum aliado de Lula.

A expectativa é que as conversas continuem na semana que vem para avanços nas negociações.

Créditos: CNN Brasil.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Dois candidatos morrem em 48 horas após teste físico de concurso

PRÓXIMO

“Nos entristece ver bandeiras de Israel em invasões”, afirma embaixador

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se