Presidente teria entrado no país com status destinado a políticos e diplomatas em missão oficial
Pouco mais de 45 deputados democratas enviaram uma carta para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitando a revogação do visto do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está naquele país desde 30 de dezembro de 2022. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 12, pelo jornal The Washington Post.
Segundo o veículo, Bolsonaro teria entrado no país com o visto A-1, destinado a políticos e diplomatas em missão oficial. No entanto, o ex-presidente perdeu esse direito a partir de 1° de janeiro de 2023, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o poder.
“Entendemos que, desde que o senhor Bolsonaro entrou nos EUA quando ainda era o presidente do Brasil, ele pode ter feito isso com o visto A-1, que é reservado a indivíduos ou diplomatas em visitas oficiais”, argumentaram os parlamentares. “Requisitamos que você reavalie o statusdele no país, para garantir que haja base legal para A sua estadia e revogue qualquer tipo de visto diplomático que ele possa ter.”
Na segunda-feira 9, Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, foi interpelado em uma coletiva de imprensa sobre a situação do ex-presidente do país. Em resposta, Price explicou que não poderia comentar individualmente o caso de Bolsonaro, mas que aqueles que perdem o visto oficial e ainda estão nos EUA precisam “deixar o país ou pedir a mudança do status de imigrante em até 30 dias”. O porta-voz ainda destacou que uma pessoa pode ser “removida”, caso não cumpra os requisitos de mudar o visto.
Revista Oeste