A queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos cancelou temporariamente todos os voos saindo dos aeroportos do país nesta quarta-feira, 11.
A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) ordenou a interrupção de todas as partidas depois que o sistema que fornece aos pilotos avisos de segurança do voo parou de funcionar. De acordo com reportagem da ABC News, os sistemas atingidos pelo problema são justamente os responsáveis de enviar informações sobre perigos e restrições de voo em tempo real.
Pilotos e aeroportos contam com o sistema para fazer planos de rota, e é fundamental para viagens aéreas. Quando cai, os aviões não podem voar com segurança. No mesmo documento, a autoridade aérea informou que está trabalhando para restaurar o seu Sistema de Alerta de Missão Aérea.
“A FAA ordenou que as companhias aéreas suspendessem todas as partidas domésticas para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança”, informou a autoridade em nota.
De acordo com a FlightAware, uma empresa de rastreamento de voos, mais de 1,1 mil voos domésticos foram adiados e mais de 90 foram cancelados. Para hoje, há mais de 20 mil voos programados para partir de aeroportos do país.