Pescadores de Areia Branca, no litoral da Costa Branca potiguar, capturaram um atum com mais de 100 kg no último domingo (8). O transporte do peixe do barco para um caminhão foi registrado em vídeo por moradores da região.
A pesca ocorreu com anzol. Segundo o presidente da Associação dos Barcos de Pesca do Rio Grande do Norte, Pedro Gilson, o pescadores levaram entre três e quatro horas para retirar o atum do mar.
Pedro explica que é necessário um trabalho cuidadoso para evitar que a linha se rompa e também para evitar o “estresse” do peixe, que pode interferir na qualidade e na cor da carne.
Ainda de acordo com ele, atuns como o pescado no último domingo são vendidos para restaurantes de São Paulo especializados em sushi – prato da culinária japonesa consumido cru.
A pesca de atum é uma atividade regulamentada e que gera renda para o município do Oeste potiguar, que chega a exportar o pescado. O presidente da associação afirma que nessa época do ano, os peixes costumam ficar mais perto da superfície, à procura de alimento, o que facilita a captura dos animais maiores.
De acordo com o presidente da associação, os peixes capturados na região têm entre 70 kg e 90 kg, mas há registros de pescados com mais de 200 kg e até de 400 kg. Pedro Gilson explica que a pesca ocorreu já em águas internacionais.
A exportação de pescados em 2022 no Rio Grande do Norte movimentou US$ 22 milhões ao longo de 2022, de acordo com dados da balança comercial divulgados pelo governo federal.
g1-RN