Em telefonemas, a presidente do STF buscou sensibilizar os 27 governadores da importância de todos discutirem os atos contra a democracia
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, atuou com empenho para convencer governadores de todos os estados brasileiros e do DF a participar de reuniões – uma com ministros da Corte e outra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – sobre os atos de depredação dos prédios públicos. Weber ligou a cada governador para falar sobre o encontros, nesta segunda-feira (9/1). Com o Supremo, a reunião será às 20h.
Nas ligações, a presidente do STF tentou sensibilizar os chefes de Executivo locais da importância de todos estarem presentes em prol da defesa da democracia e das instituições. Weber também conversou sobre a participação deles em encontro com Lula, no Palácio do Planalto.
Foi a articulação de Rosa Weber, por exemplo, que convenceu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a participar de reuniões com Lula e ministros da Corte. Segundo informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, as reuniões foram articuladas por Lula, Rosa Weber e governadores nas últimas horas em uma tentativa de demonstrar união institucional contra as invasões ao STF, Congresso e Planalto nesse domingo (8/1).