Cerca de 1,2 mil manifestantes que estavam acampados em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, foram levados para o ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal, na tarde desta segunda-feira (9). O grupo foi detido durante o desmonte do acampamento, em operação realizada pela Polícia Militar (PMDF) e o Exército, pela manhã.
A ação cumpriu decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou a tomada de medidas para colocar fim a acampamentos golpistas (saiba mais abaixo). A determinação foi tomada após os ataques cometidos por participantes do grupo, que invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e as sedes do Congresso Nacional e do STF.
Os manifestantes ocuparam mais de 50 ônibus e, inicialmente, foram levados para a Superintendência da PF. No começo da tarde foram encaminhados ao ginásio, onde formaram uma longa fila e passam por triagem.
Assim que desceram dos ônibus, os manifestantes e os pertences deles foram revistados. Nas imagens, é possível ver alguns carregando malas, e outros sentados dentro do ginásio.
G1