• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 3 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

Guedes exalta previsão de alta do PIB e diz que crise no exterior ‘será mais aguda do que esperam’

Por Terra Brasil
14/jul/2022
Em Economia, Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Ministério da Economia apresentou dados e perspectivas de crescimento da economia em 2022 e 2023, citando queda do desemprego e bons resultados no comércio internacional

O ministro da Economia Paulo Guedes que o Brasil deverá registrar crescimento econômico e analisou a situação dos Estados Unidos e da Europa, projetando uma crise maior do que a esperada. As declarações foram dadas durante uma coletiva da pasta realizada na manhã desta quinta-feira, 14, na qual foram apresentadas as novas previsões do Produto Interno Bruto (PIB) e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação – para 2022 e 2023. No evento, o Ministério afirmou que o PIB deverá apresentar um resultado melhor do que o esperado e revisou a previsão de crescimento em 2022 de 1,5% para 2%. Já para 2023, a previsão de crescimento foi mantida em 2,5%. O IPCA para 2022 teve uma revisão positiva também, mostrando queda de 7,9% pra 7,2%, motivada pelos resultados recentes. Para 2023, a previsão foi de um crescimento e 4,5%.

Antes de apresentar os resultados, Guedes fez algumas observações sobre as revisões e sobre o cenário econômico mundial, dizendo que acertou suas previsões sobre a crise que tingiria os países. “Como eu havia previsto, a inflação está subindo no mundo inteiro, Eles estão tendo que rever o crescimento deles para baixo, como eu disse a eles em Davos e nas reuniões do G20. Eles iam passar o ano revendo para baixo e nós íamos passar o ano revendo para cima. Está se confirmando a nossa expectativa. Hoje está bastante claro que a crise lá fora será bem mais aguda do que eles esperaram”, disse Guedes.

O ministro também afirmou que outros países já estão fazendo revisões de crescimento para baixo, que a inflação segue aumentando fora do Brasil e que nações como os Estados Unidos já estão até falando em recessão econômica em 2022. “Quando falavam dos problemas do Brasil, falava para não subestimarem o desempenho da democracia brasileira. Nós seguimos com crescimento. Estamos revendo de 1,5% para 2% o nosso crescimento econômico esse ano e já se fala abertamente em recessão nos Estados Unidos. As revisões estão sendo feitas para baixo e a inflação continua subindo, tanto na Europa quanto nos EUA”, afirmou.

Leia Também

Brasileiros contam com restituição do IR para não afundar em dívidas

Nova lei muda tudo para quem tem mais de 60 e sonha com um carro novo!

Atualização importante para quem informa CPF no mercado

Em outro momento, Guedes exaltou os resultados recentes da economia brasileira, citando a queda da taxa de desemprego formal e a criação de 300 mil vagas de trabalho no último mês. Além disso, também mencionou os bons resultados comerciais, citando recordes na exportação e acordos com outras nações.  “O mercado de trabalho continua forte. Pela primeira vez, 100 milhões de brasileiros encontraram oportunidade e emprego. A taxa de desemprego formal caiu de 14,9% para 9,8% e continua caindo. Geramos 300 mil empregos e no mês anterior havíamos gerado 200 mil empregos. A arrecadação segue quebrando recordes, vem bastante fortes. Nós seguimos com recordes de exportações, e importações, acordos internacionais sendo feitos”, concluiu o ministro.

O ministro também comentou a aprovação da PEC das Bondades na Câmara dos Deputados. O texto injeta R$ 41 bilhões pra ampliação e criação de novos programa sociais até o fim de 2022. Em sua fala, Guedes criticou os opositores e afirmou que a proposta não é “eleitoreira”. “Tem que escolher: se as pessoas estão passando fome e cozinhando a lenha, os programas de benefícios não são eleitoreiros. Se são, não tinha ninguém passando fome e cozinhando a lenha”, disse.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Congresso promulga PEC dos Benefícios

PRÓXIMO

Jogador do Fluminense dá tapa na cara e chute em companheiro de time, VEJA VÍDEO

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se