Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles.
Desde que bolsonaristas voltaram a se manifestar nas ruas e que ônibus chegaram a Brasília trazendo manifestantes novamente ao QG do Exército, o ministro da Justiça de Lula, Flávio Dino, tem ido às redes sociais para “espernear”. Na manhã deste domingo, ele voltou a escrever em tom de ameaça e disse esperar que não ocorram atos violentos e que a polícia não precise agir.
Além disso, ele apontou que “tomada de poder” só vai acontecer nas próximas eleições, em 2026.
“Ontem [sábado, 7/1] conversei com governadores, inclusive que não são do nosso campo político. Queremos que a lei prevaleça e não haja crimes. Estou em Brasília, espero que não ocorram atos violentos e que a polícia não precise atuar. ‘Tomada do Poder’ pode ocorrer só em 2026, em nova eleição”, escreveu em uma rede social.
Veja o post:
No sábado, Flávio Dino afirmou ter convocado a Força Nacional para atuar em Brasília, que atuará em conjunto de todas as outras forças federais e do DF disponíveis. “Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”, disse. Mais cedo, Dino já havia publicado que não haveria a promoção de “guerra”.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou à Grande Angular, do Metrópoles, que as manifestações bolsonaristas na Esplanada do Ministérios estão liberadas desde que ocorram de maneira “pacífica”. Segundo o chefe do Executivo local, a ordem dada às forças de segurança da capital foi para que seja mantida “a tranquilidade e a segurança”.
Créditos: Metrópoles.