MP denunciou em 2019 o uso de homens armados em negociações da prefeitura de Belford Roxo; prefeito e marido da ministra, Waguinho foi afastado por 2 meses
O grupo político da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil; foto), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, é alvo de ação do MP-RJ por intimidar empresários locais.
A informação é da Folha de S. Paulo, publicada nesta sexta-feira (6).
Segundo a denúncia, datada de 2019, o prefeito de Belford Roxo e marido de Daniela, Waguinho (União Brasil), o deputado estadual Márcio Canella (União Brasil) e outros 23 denunciados teriam desviado R$ 14 milhões da prefeitura desde o início da gestão, em 2017.
O esquema incluía empresários locais que usariam empresas laranjas para fraudar licitações.
Funcionários de uma das empresas envolvidas na corrupção, a gerenciadora de aterro sanitário BOB Ambiental, afirmaram que foram hostilizados por guardas municipais e homens armados não-identificados depois de uma rescisão de contrato com a prefeitura.
O histórico e as relações da ministra do Turismo com seu grupo político em Belford Roxo são motivo de uma das primeiras controvérsias do governo Lula. A própria Daniela tem, ou já teve, laços políticos diretos com ao menos três milicianos.
O Antagonista