Foto: Reprodução.
A Praça dos Três Poderes, que fica em frente à rampa onde Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá a faixa para o seu 3º mandato neste domingo (1º.jan.2023), está praticamente sem água. Há só 2 pontos de distribuição. Mas é necessário ter copos ou garrafas.
A situação complicou perto do meio-dia, quando uma série de pessoas passaram mal e foram resgatadas pelos bombeiros.
Uma dessas pessoas é a professora Anilce Duque, de 65 anos. Ela desmaiou e foi resgatada pelos bombeiros.
“Tive mal-estar pela insolação e falta de água. O calor está demais. Como não pensaram que as pessoas teriam de tomar água?”, criticou.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima em Brasília neste domingo (1º.jan) deve ser de 28 °C.
A fila para reabastecer copos e garrafas superava 1 quilômetro ao meio-dia. Quem não tivesse algum recipiente, não teria como tomar água porque copos e garrafas não eram oferecidos.
“Estou tentando pegar água, mas parece que a cada minuto mais longe fico nessa fila. Um monte de pessoas furando”, disse.
Os bombeiros que atuam no local não informaram quantas pessoas passaram mal. O Poder360 contou ao menos 15.
A futura 1ª dama, Rosângela Silva, a Janja, disse esperar receber na posse de Lula ao menos 300 mil pessoas.
Janja coordena os preparativos para posse de Lula. Em 7 de dezembro, deu a declaração sobre o público estimado durante anúncio dos chefes de Estados que virão para cerimônia do petista. “É uma estrutura grande obviamente porque a gente tá com a expectativa de um público de em torno de 300 mil pessoas para essa grande festa”, disse.
A organização proibiu garrafas de quaisquer tipos na posse do presidente. Afirmou ainda que haveria a distribuição gratuita de água.
Créditos: Poder 360.