O encontro ocorreu em Brasília
Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com Roberto Campos Neto, o presidente do Banco Central. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 30, em Brasília.
É a primeira reunião entre Lula e o presidente do Banco Central. Campos Neto, entretanto, já havia se encontrado com membros da equipe do petista. Entre eles, estão Fernando Haddad, escolhido pelo petista para ser ministro da Fazenda e Gabriel Galípolo, designado para assumir o cargo de secretário-executivo da pasta.
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras, antes submetido ao branco, será transferido para o Ministério da Fazenda. O órgão, além de outras investigações, produziu mais de mil relatórios que basearam as investigações da Operação Lava Jato, de acordo com o jornal O Globo.
Pela primeira vez, o governo começará sem a possibilidade indicar a chefia do Banco Central. Durante o mandato de Jair Bolsonaro na Presidência da República, a instituição ganhou autonomia, motivo pelo qual o mandato de Campos Neto vai até o fim de 2024.
Lula, portanto, pode trocar o comando da instituição apenas em 2025. Em agosto, antes do resultado das eleições de 2022, Campos Neto disse que não desejava ser reconduzido para um novo mandato no cargo.
“Eu fui contra a recondução, tentei tirar do projeto”, declarou. “Acho que a recondução não é saudável, pois cria uma fragilidade no meio do mandato: um presidente do BC interessado em ser reconduzido no meio do mandato.”
Revista Oeste