Pronunciamento, às 20h, deve trazer mensagem de fim de ano do presidente em exercício
O vice-presidente Hamilton Mourão, que assume a Presidência em exercício assim que o avião de Jair Bolsonaro (PL) deixar o espaço aéreo brasileiro, marcou um pronunciamento para este sábado (20h) em cadeia de rádio e televisão. O discurso terá sete minutos de duração e trará uma mensagem de fim de ano.
Bolsonaro deixou o país em voo que decolou às 14h02 da base aérea de Brasília. O presidente da República vai para Orlando, na Flórida, onde deve desembarcar às 20h10. Com isso, o chefe do Executivo não passará a faixa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1º de janeiro. Mourão também já avisou que não o fará. Com isso, ainda há indefinição sobre como se dará esse momento da cerimônia.
Nesta sexta-feira (30), Bolsonaro fez seu último pronunciamento como presidente. Na fala, defendeu a legitimidade das manifestações contra o resultado das eleições, mas condenou atentados em Brasília. Além disso, pediu que os apoiadores se colocassem no seu lugar, e afirmou que o Brasil não vai acabar no dia 1º de janeiro.