O presidente Jair Bolsonaro assinou as nomeações dos novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30. Os nomes fazem parte das indicações do futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
No comando da Marinha, o almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen assumirá interinamente até dia 1ª de janeiro, substituindo Almir Garnier Santos. Já na Aeronáutica, o comando ficará com o tenente-brigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno no lugar de Carlos Almeida Baptista Junior. A substituição ocorrerá de maneira oficial entre os dias 1º e 2 de janeiro, respectivamente.
Além deles, o general Júlio Cesar de Arruda já havia sido nomeado por Bolsonaro.
- General Júlio Cesar de Arruda, 63 anos, é chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército e foi comandante Militar do Leste.
- Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, 61, é Comandante de Operações Navais desde 2021 e desempenhou funções estratégicas na Marinha, recebendo diversas condecorações durante a carreira.
- Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, 63, estava à frente do Estado-Maior da Aeronáutica, foi Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, também recebeu várias condecorações militares.
Revista Oeste