Operação Lei Seca também divulgou dados sobre fim de semana do Natal, quando mais de 500 condutores foram autuados
O número de motoristas flagrados ao dirigir sob efeito de álcool ou que se recusaram a fazer o teste do bafômetro é o maior nos últimos dez anos no Rio de Janeiro, segundo dados da Operação Lei Seca.
Até o último domingo (25), 33.350 condutores embriagados foram autuados em blitze realizadas pelo estado. A maior marca havia sido de 33.262, registrada em 2012.
O governo do estado considera que parte do aumento das infrações pode ser explicada pela intensificação das ações de fiscalização. De acordo com a Lei Seca, o número de equipes nas ruas dobrou de 15 para 30, que realizaram 337 mil vistorias ao longo deste ano.
Fim de semana de Natal teve maior índice de flagrantes
Apesar disso, o índice de alcoolemia também cresceu, segundo o levantamento. Em 2019, os condutores embriagados eram 4,57% do total de abordados. Já neste ano, 10,99% dos motoristas parados nas blitze estavam alcoolizados. A taxa de 2022 é menor do que a do ano passado, quando a média de flagrantes chegou a 12,9%.
No fim de semana do Natal, 568 motoristas tiveram a habilitação apreendida por dirigirem sob o efeito de álcool. O número representou 15,5% do total de condutores abordados.
Segundo a Operação Lei Seca, os locais com maior índice de flagrantes foram ilha de Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste, Nilópolis, na Baixada Fluminense, e Niterói, na região metropolitana,
Réveillon terá reforço na operação
Para o Réveillon, a Lei Seca anunciou que vai intensificar as ações de educação e fiscalização nos pontos de grande concentração de pessoas, como praias e centros gastronômicos, bem como nas estradas com maior número de deslocamento de veículos. A fiscalização terá 150 agentes, e haverá também vistoria volante por motopatrulhas.
R7