Júlio Dantas quer que a manifestação acabe antes da posse de Lula
Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
O delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, disse na segunda-feira 26 que o governo do Distrito Federal quer desmontar os acampamentos concentrados no Quartel General do Exército, em Brasília.
“Eles [Exército] fizeram um movimento na semana passada de tentar ir desmontando barracas, já ir desocupando, mas acredito que, nesta semana, vai se intensificar isso daí”, disse o secretário, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo. “Temos constante contato com eles, com o Exército, para avançar nisso.”
O delegado explicou que as manifestações ocorrerem em área militar. Por isso, não há como obrigar os manifestantes a recolherem as barracas se não houver ordem do Exército. “É a gestão interna”, observou. “Essa era a nossa intenção. Por nós, a gente teria feito outros ajustes lá. Ali é área militar, a gente não pode atuar. Sempre coloquei à disposição não só as forças de segurança, como também a estrutura do governo do Distrito Federal.”
O secretário disse que, nos próximos dias, podem ocorrer novas prisões que envolvem o caso do empresário George Washington de Oliveira Sousa, detido no sábado 24 por tentativa de atentado terrorista. “A investigação está em andamento”, revelou Danilo. “Costumo não falar em investigação, isso é um protocolo que tenho. É o delegado [Robson Cândido, chefe da Polícia Civil] que está tocando. Outras ações serão realizadas em decorrência dessa prisão. Fora que a gente tem investigação em andamento em relação aos atos do dia 12. Outras diligências e ações serão realizadas.”